CIBiogás apresenta case de produção de biogás no IV Fórum do Biogás

Centro mostrará como o energético mudou a realidade do Oeste do Paraná

Flicker Creative Commons

O Oeste do Paraná tem uma forte vocação para o agronegócio. Na avicultura, a região abate de cerca de oito milhões de frangos por dia (30% da produção nacional) e na bovinocultura, um milhão de abates por dia (25% da produção nacional). E devido à abundância de resíduos da agricultura e dejetos gerados pelos animais a região tem um enorme potencial para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias do biogás.

O presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), Rodrigo Régis, vai apresentar cases revolucionários de produção e uso do biogás e biometano na região durante o IV Fórum do Biogás promovido pela Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) nos dias 17 e 18 de outubro de 2017 que acontecerá das 8h30 às 19h no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE) em São Paulo (SP).

Um dos exemplos de sucesso mostrados será a Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano, localizada dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional. A planta é a primeira do Brasil a utilizar como matéria-prima uma mistura de esgoto, restos orgânicos de restaurantes e poda de grama.

Mensalmente, ela pode tratar 10 toneladas de resíduos alimentares, gerados nos quatro restaurantes da área interna de Itaipu; 30 toneladas de poda de grama, provenientes dos 400 hectares de área verde da empresa; e 300 mil litros de esgoto, oriundos dos prédios administrativos.

Segundo Rodrigo Régis, um dos objetivos é provar ser viável a replicação de planta de biogás em todo o País com grandes vantagens ambientais, econômicas e sociais. “A tecnologia foi desenvolvida considerando as características e as necessidades do mercado nacional. Por isso, a planta tem viabilidade econômica para ser replicada seja em prefeituras, empresas, cooperativas ou complexos turísticos resolvendo os problemas de lixões, resíduos orgânicos e esgoto”, explica.

As inscrições para o IV Fórum do Biogás já estão abertas e podem ser feitas em www.forumdobiogas.com.br. A programação completa e valores também pode ser acessados pelo link.
Serviço
IV Fórum do Biogás
Local: Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE). Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 – Butantã – São Paulo (SP)
Data e horário: Dias 17 e 18 de outubro das 8h30 às 19h

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia