Energias renováveis e a geração distribuída em cooperativas

A resolução 687 da ANEEL de 15 de novembro de 2015 introduziu a possibilidade de geração distribuída de energia renovável

Eólicas

A Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), juntamente com Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ, estão promovendo no dia 18 de agosto um workshop sobre cooperativas de geração compartilhada e distribuída, a ser realizado na Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha de São Paulo, das 14 às 17 horas.

A resolução 687 da ANEEL de 15 de novembro de 2015 introduziu a possibilidade de geração distribuída de energia renovável de forma compartilhada por meio de consórcio ou cooperativa para compensação de energia dentro da área de uma mesma distribuidora.

O objetivo deste evento é esclarecer as dúvidas sobre a constituição de uma cooperativa, apresentar os principais passos para a sua fundação, trazer exemplos da experiência da Alemanha com o tema e orientar sobre os desafios no Brasil. Com isso, espera-se que EPC’s, integradores, instaladores e fabricantes e envolvidos no setor de energias renováveis possam se familiarizar com o mundo cooperativista e, assim, orientar melhor seus clientes sobre o tema. Também, espera-se coletar as principais dúvidas para que sejam desenvolvidas ações para a promoção de cooperativas de energia no Brasil.

Programação:
O que é uma cooperativa? Características e especificidades legais e regulamentares
Constituindo uma cooperativa: principais passos
Onde encontrar informações e se apoiar na constituição de cooperativas: OCB e suas unidades estaduais
A experiência da Alemanha em energias renováveis e no cooperativismo
Vantagens e riscos em optar pelo modelo cooperativo
Case: Coober – Cooperativa Brasileira de Energia Renovável
Dificuldades e desafios na constituição de cooperativas de geração compartilhada
O evento contará com transmissão ao vivo, com possibilidade de interação. O link para assistir ao vivo será divulgado por e-mail para os participantes inscritos com 24 horas de antecedência.

Data: 18 / 08 / 2017
Horário :14 às 17 horas
Local: Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha
Rua Verbo Divino 1488 – 3º andar / Chac. Sto. Antonio / São Paulo-SP

Evento presencial e com transmissão ao vivo!
O link para assistir a transmissão ao vivo será enviado para os inscritos 24 horas antes do início do evento.
Inscrições presenciais serão previamente analisadas.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia