Fontes alternativas de energia continuarão gerando postos de trabalho em 2016

Curso em biogás pode ser oportunidade para inserção nesse mercado de trabalho

Divulgação

O mercado de energias renováveis continuará crescendo e contratando, mesmo diante da crise econômica prevista para 2016. Prova disso, é a meta brasileira que pretende aumentar em cinco por cento suas fontes renováveis de energia – como eólica, solar, biomassa e etanol – durante os próximos quinze anos. Isso pode significar investimentos de até 300 bilhões na economia do Brasil, até 2040, segundo Bloomberg New Energy Finance (BNEF).

De acordo com a última pesquisa divulgada pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o Brasil já é o segundo país no mundo que mais cria vagas relacionadas à energia limpa, empregando 894 mil pessoas nessa área.

Com o CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás), em Foz do Iguaçu, essa realidade não está sendo diferente. A instituição pretende aumentar, em 2016, quase 30% do seu quadro de colaboradores, para atender aos novos projetos que devem ser executados nos próximos três anos.

Mas para entrar nesse mercado de trabalho é preciso preparar-se, já que ele exige alguns conhecimentos específicos. Pensando nisso, o CIBiogás promove o curso “Atualização em Energias do biogás”, realizado em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, por meio do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH). As inscrições ocorrem até 20 de janeiro, pelo site www.cibiogas.org > Cursos > Atualização do biogás.

Para a diretora-adminstrativo-financeira do CIBiogás, Angelita Hanauer, a instituição tem também o papel de contribuir com a formação de profissionais para esse mercado de trabalho. “Para quem quer entrar nessa área, esse pode ser o primeiro passo para conhecer a cadeia do biogás, que é capaz de transformar dejetos de animais e resíduos agrícolas e industriais em energia elétrica, térmica e biocombustível”, afirma. As aulas ocorrem integralmente a distância, com início no dia 25 de janeiro e duração de três meses, podendo ser realizadas também em inglês e espanhol.

Desde 2011 – quando a primeira turma foi aberta – 650 pessoas, de 23 países, já participaram da capacitação. A instituição também oferece o curso de Gestão Territorial Aplicada à Água e Energia.

Serviço
Inscrições até 20 de janeiro, pelo site www.cibiogas.org > Cursos.
Informações: contatoead@cibiogas.org ou (45) 3576-7022

Sobre o CIBiogás

O CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás) é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, formada por um conselho, com 16 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis. Sua estrutura conta com um laboratório de biogás, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, e com 11 unidades de produção de biogás no Brasil.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia