Fórum de Gestão e Economia de Energia acontece na Fiesp

Evento terá a participação do Ministério de Minas e Energia e cases práticos sobre a implantação da ISO50001

Energia na pauta

Usar a energia de forma eficiente é um dos grandes desafios do Brasil. O país estabeleceu compromissos ambientais na UNFCCC – United Nations Framework Convention on Climate Change e COP 21 – United NationsConferenceon Climate Change, de atender, até 2030, 10% da demanda nacional de energia com ações de eficiência energética. Para debater esse tema, contar os avanços e as melhores práticas no Brasil e no mundo, será realizado no próximo dia 21 de novembro, na Fiesp, o 7º Fórum de Gestão e Economia de Energia. O evento será realizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e pela Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações – Abrinstal, e contará com o apoio do Ministério de Minas e Energia e do Ministério de Meio Ambiente.

“A idéia, no Fórum, é apresentar os principais avanços no uso eficiente de energia e mostrar como a ISO50001 ajuda na obtenção dos resultados. Buscamos montar uma programação mesclando várias experiências, inclusive internacional, cenários, visando apresentar as melhores práticas no tema gestão e economia de energia”, conta o diretor executivo da Abrinstal, Alberto J. Fossa. O Fórum já tem a confirmação de apresentações de representantes do Ministério de Minas e Energia e da Universidade de São Paulo, entre outros.

A Abrinstal é a gestora do Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia (ABNT/ CB116), que busca estabelecer canais formais para o avanço da normalização e regulamentações associadas, visando o desenvolvimento e a manutenção de práticas de gestão e economia da energia no país. Lançado no final do 2015, o CB116 tem também a finalidade de dar visibilidade ao processo de normalização nacional e internacional sobre gestão e economia de energia, fomentar e disseminar as ações associadas ao tema no cenário nacional.

Os movimentos internacionais mais concretos sobre gestão da energia tiveram sua origem na organização com a criação da ISO50001, que tem um Comitê Técnico, o TC301, responsável pela gestão e avanço dos conceitos que regulamentam o tema, dentro dos aspectos da normalização internacional. A Abrinstal, além de coordenar o CB116, responde pela coordenação (vice-chair) do TC301.

Serviço

7º Fórum de Gestão e Economia de Energia

Quando: 21 de novembro

Onde: Fiesp – Av. Paulista, 1313 – 4º andar

Inscrições gratuitas e on-line no site: www.abrinstal.org.br

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia