Itaipu e FMASE promovem seminário sobre meio ambiente e setor elétrico

Mais de 150 profissionais do setor elétrico tanto do poder público quanto empresarial, entidades do terceiro setor, academia já confirmaram presença

Rubens Fraulini - Itaipu

Profissionais que atuam na área ambiental e no setor elétrico têm mais dez dias para se inscrever no seminário “O futuro da relação: Meio Ambiente e Setor Elétrico”, organizado pela Itaipu Binacional e pelo Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE). A inscrição deve ser feita até o dia 24 de novembro pelo site do FMASE: www.fmase.com.br. O evento acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Foz do Iguaçu.

Em sinergia com os temas que estão sendo abordados na 23ª Conferência Mundial do Clima (COP 23), em Bonn, na Alemanha, e com os debates programados para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em março de 2018, em Brasília, o evento tem como objetivo mostrar a a sustentabilidade do setor elétrico para toda a socieda, com destaque para melhores práticas socioambientais desenvolvidas pelas empresas elétricas.

“Teremos especialistas do Brasil e do exterior, autoridades dos principais setores que lidam com essas questões, em debates de alto nível. Nosso temário inclui tecnologia, matriz energética, geração de renda, licenciamento ambiental, gestão de recursos hídricos e qualidade de vida, tudo avaliado tendo por base a interação do setor de energia, que é base para o desenvolvimento econômico do País e garante a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o presidente do FMASE, Ênio Marcus Brandão Fonseca.

Para Fonseca, o seminário servirá para expor os ajustes que precisam ser feitos para dinamizar o setor, especialmente em relação às questões de regulação ambiental, que tem sido percebidas como um entrave ao desenvolvimento. “Vamos tratar de aspectos estratégicos e mostrar iniciativas de sucesso, como os cases da Itaipu Binacional, de Belo Monte e da colombiana ISAGEN”, afirmou.

Mais de 150 profissionais do setor elétrico tanto do poder público quanto empresarial, entidades do terceiro setor, academia já confirmaram presença.

Programação

O evento será dividido em duas partes. No primeiro dia, 30 de novembro, serão promovidos três painéis, com os temas “Oportunidades para o Setor”, “Desafios do Licenciamento Ambiental” e “Gestão Social, Desenvolvimento Regional e Tecnologia. As mesas serão compostas por especialistas do Brasil e do exterior. Ao final do dia, em um coquetel no Mirante Central da Itaipu, será lançado o livro “O Setor Elétrico e o Meio Ambiente”, cuja edição foi coordenada pelos especialistas Adriana Coli e Pedro Dias do FMASE.

A programação do segundo dia (1º de dezembro) prevê uma visita à usina hidrelétrica de Itaipu e uma apresentação sobre projetos socioambientais mantidos pela empresa na região.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia