Itaipu inaugura Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável

A inauguração do novo espaço atende às diretrizes institucionais de contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do Brasil e do Paraguai

Novo Centro

A Itaipu Binacional inaugura nesta quarta-feira (22), o Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES).  Apresentação do novo espaço terá a presença do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, e do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior.

 

 

 

Na mesma data em que a empresa terá outro evento protocolar para comemorar a marca dos 2,5 bilhões de megawatts-hora acumulados. Deverão participar também ministros de Energia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que participam de uma reunião do grupo em Itaipu. O Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES) funcionará em um novo prédio construído próximo ao Galpão 5, onde Itaipu já desenvolvia o Programa Veículo Elétrico.

Espaço

O centro vai melhorar a infraestrutura dedicada às iniciativas desenvolvidas pela Itaipu no campo da mobilidade elétrica sustentável, especialmente no âmbito do Programa Veículo Elétrico. A inauguração do novo espaço atende às diretrizes institucionais de contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do Brasil e do Paraguai.

No espaço estará exposta parte da frota de veículos elétricos, de avião a ônibus.

O Programa Veículo Elétrico (VE) começou em Itaipu em 2006. Nesses 11 anos, já registrou vários avanços. Dentro das dependências da empresa foram montados 140 veículos em parceria com a Renault, Fiat e outros parceiros. Parte foi entregue em regime de comodato para entidades como Copel, Eletrobras, Exército, ONU Mulher, Universidade Federal de Santa Catarina e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Frota de 100 veículos

Na sua própria frota, Itaipu mantém 100 veículos elétricos, que vão desde carros de passeio, miniônibus, até um avião elétrico. Ainda neste ano, a binacional deve receber mais 20 unidades do Zoe – 2ª geração, com bateria Z.E. 40. Esse novo modelo tem o dobro de autonomia, podendo rodar 400 km sem recarga de bateria.

A Itaipu é uma das empresas pioneiras em difundir e investir a tecnologia do veículo elétrico. Inclusive, incentivando a criação de uma cadeia de fornecedores de componentes. Somente a utilização dos elétricos na usina evitou a emissão de 87 toneladas de CO2 nos últimos dez anos, o equivalente ao plantio de 498 árvores.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia