Itaipu recebe seminário sobre gestão ambiental no setor elétrico

Evento acontece nesta quinta-feira (30)

Sustentável

O conselheiro da Itaipu Binacional e secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo Pedrosa, será um dos participantes do painel de abertura do seminário “O futuro da relação: meio ambiente e setor elétrico”, nesta quinta-feira (30), às 14 horas, no Cineteatro dos Barrageiros, na usina, em Foz do Iguaçu. Promovido pelo Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE), em parceria com a Itaipu, o seminário vai até sexta-feira (1º) e reunirá cerca de 220 pessoas, entre especialistas e profissionais interessados em temas relacionados à gestão ambiental em empresas do setor elétrico.

Ao lado de Pedrosa estarão os diretores-gerais da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna (Brasil) e James Spalding (Paraguai); o presidente do Fórum de Associações do Setor Elétrico (Fase), Mario Menel da Cunha; o presidente do FMASE, Enio Marcus Brandão Fonseca; e o presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Luiz Tarcisio Mossato Pinto – entre outras autoridades e representantes de instituições.

Sustentabilidade do setor elétrico

Por meio do seminário, o objetivo da Itaipu e do FMASE é mostrar a sustentabilidade do setor elétrico para toda a sociedade, com destaque para as melhores práticas socioambientais desenvolvidas pelas empresas do ramo.

“Teremos especialistas do Brasil e do exterior, autoridades dos principais setores que lidam com essas questões, em debates de alto nível”, ressalta o presidente do FMASE, Enio Marcus Brandão Fonseca. “Nosso temário inclui tecnologia, matriz energética, geração de renda, licenciamento ambiental, gestão de recursos hídricos e qualidade de vida.”

Segundo Fonseca, o seminário vai expor os ajustes que precisam ser feitos para dinamizar o setor, especialmente em relação às questões de regulação ambiental, que têm sido percebidas como um entrave ao desenvolvimento. “Vamos tratar de aspectos estratégicos e mostrar iniciativas de sucesso, como os cases da Itaipu Binacional, de Belo Monte e da colombiana ISAGEN”, afirmou.

O evento será dividido em duas partes. No primeiro dia, na quinta-feira (30), serão promovidos painéis com os temas “Matriz Energética – Oportunidades para o setor”, “Desafios do Licenciamento Ambiental” e “Gestão Social, Desenvolvimento Regional e Tecnologia”. As mesas serão compostas por especialistas do Brasil e do exterior. Ao fim do dia, em um coquetel no Mirante Central da Itaipu, será lançado o livro “O Setor Elétrico e o Meio Ambiente”, cuja edição foi coordenada pelos especialistas Adriana Coli e Pedro Dias, do FMASE.

A programação do segundo dia, na sexta-feira (1º), prevê uma visita à usina hidrelétrica de Itaipu e uma apresentação sobre projetos socioambientais mantidos pela empresa na região.

Serviço:

O quê: abertura do seminário “O futuro da relação: Meio Ambiente e Setor Elétrico”;

Quando: nesta quinta-feira (30), a partir das 14h;

Onde: Cineteatro dos Barrageiros, na Itaipu Binacional.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia