Microgrids movimentarão R$ 3,2 bi até 2025 no Brasil

Possibilidades de negócios e outros temas de grande importância serão discutidos durante o 14º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética

Energia

A utilização racional e a gestão inteligente da energia são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do planeta. Não à toa, pesquisas de mercado têm identificado por todo o mundo o crescente interesse pelos microgrids, que são como miniaturas do sistema elétrico, que concentram em um único local geração, armazenamento e demanda, podendo até mesmo operar desconectado da rede de distribuição. A previsão da consultoria especializada em energia Certi, por exemplo, aponta que o valor de mercado de microgrids no Brasil movimentará cerca de R$3,2 bilhões até 2025.

Com o objetivo de alavancar parcerias e disseminar conhecimento que gere desenvolvimento sustentável, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) promoverá durante o 14º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) um painel com a AES Tietê para discutir como os microgrids podem beneficiar a indústria e os lugares com infraestruturas críticas, como data centers.

“Confiabilidade energética, autonomia, resiliência, otimização do sistema e custo-benefício são algumas das principais vantagens do microgrid. Indústrias com um sistema como esse conseguem minimizar ao máximo as perdas por falta de energia a partir da integração e otimização de seus recursos energéticos”, explica a especialista em Desenvolvimento de Novas Energias da AES Tietê, Deise Yumi Asami.

Para o presidente da ABESCO, Alexandre Moana, os microgrids ressaltam a importância do conceito de melhoria contínua na utilização racional da energia. “É preciso entender que a eficiência energética é um conjunto de ações que envolvem educação, comportamento, tecnologia e acompanhamento. Se pensarmos apenas em ações pontuais teremos resultado por apenas um ou dois anos, enquanto os microgrids podem auxiliar na disseminação do conceito de melhoria contínua na Eficiência Energética”, finaliza.

Mais informações estão disponíveis no site do evento: www.cobee.com.br.

Serviço
14º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência
Data: 31 de agosto e 1º de setembro de 2017
Local: Holiday Inn Parque Anhembi
Endereço: R. Prof. Milton Rodrigues, 100 – Parque Anhembi, São Paulo/SP
Inscrições: www.cobee.com.br ou pelo telefone (11) 3549-4525
Virtual Power Plants e Microgrids, extraindo o máximo da eficiência energética
Data: 01/09
Horário:10h30

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia