Renováveis em pauta na 6ª ENERSOLAR+BRASIL 2017

As mais recentes tecnologias, produtos e serviços voltados para o setor de energias renováveis serão apresentadas na 6ª EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia …

Micro e minigeração

As mais recentes tecnologias, produtos e serviços voltados para o setor de energias renováveis serão apresentadas na 6ª EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar. O evento acontece entre os próximos dias 23 a 25 de maio de 2017, no São Paulo Expo, SP. Participarão toda a cadeia da indústria produtiva dos segmentos da energia solar, eólica, biomassa e GTDC, a fim de auxiliar o desenvolvimento e expansão do setor e influenciar pessoas e empresas a investir na diversificação de fontes renováveis de energia. A estimativa é de receber cerca de 12 mil profissionais visitantes.

Avanço do setor

O setor de energia renovável foi menos afetado pela crise econômica do que outros, que abrange modalidades como a geração por biomassa, a hidráulica, lenha, carvão mineral, eólica e solar e se caracteriza pelo baixo custo de implantação, o que torna o setor ainda mais atrativo para investidores. Os investimentos no setor chegam a US$ 30 bilhões por ano.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o objetivo do governo é aumentar em 23% a participação de fontes renováveis na matriz energética até 2030, para se adequar aos compromissos assumidos pelo Brasil durante a COP-21. A liderança no País ainda é da energia hídrica (66% da geração), seguida por combustíveis fósseis (17,5%), biomassa (8,8%) e nuclear (1,3%), segundo a Aneel.

A energia eólica já representa 7% de toda a energia consumida no País e a previsão é chegar a 2020 com 18,4 GW de capacidade instalada. Em relação a energia solar fotovoltaica, a expectativa é que até 2024, represente 4% da matriz energética do País, em uma trajetória semelhante à da energia eólica.

A ANEEL prevê que até 2024 perto de 1,2 milhão de unidades consumidoras produzam sua própria energia em um total de 4,5 gigawatts de potência instalada. Na Alemanha, a geração alcança 17,5 gigawatts. Com presença tímida, estimada em menos de 0,1% da geração elétrica no País, a energia solar tende a ganhar espaço a partir da microgeração distribuída. O custo de uma instalação de 15 m², suficiente para fornecer energia para uma residência onde vivem quatro pessoas, é de cerca de R$ 12 mil. Essa despesa se paga em cerca de seis anos, apenas com os ganhos obtidos com redução da conta de luz. Os números são do MME, ANEEL e FGV/Energia.

Produtos, equipamentos e serviços

A expansão do setor estimula a criação de novas tecnologias e produtos de mais de 80 expositores nos segmentos de aquecedores solares, placas termo solares, painéis fotovoltaicos, aerogeradores, inversores, máquinas para transporte e manuseio de biomassa, caldeiras e queimadores, presentes nesta edição da EnerSolar + Brasil .
Desenvolvimento do setor e capacitação profissional

Além da exposição dos mais recentes lançamentos para o setor, em paralelo à feira acontece o 7º Ecoenergy | Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia e o Biomass Day que propõem debates sobre temas estratégicos que são os direcionadores dos negócios e parcerias.

Ecoenergy – Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração: O Congresso, de 23 a 25 de maio, reunirá as mais importantes Associações do setor para debater, entre outras questões relevantes, sobre a alavancagem de projetos de energia renovável no Brasil e estimular a sinergia entre os agentes do mercado. O desafio do financiamento de projetos, questões regulatórias, avanço tecnológico, complementaridade com outras fontes de energia renováveis, superação de gargalos e capacitação de equipe são aspectos estratégicos que fazem parte dos temas que serão discutidos no evento.

Estão confirmados, para ministrarem as palestras, especialistas em diversas áreas do setor como Rodrigo Lopes Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica); Carlos Evangelista, Diretor da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída) e Ruberval Baldini, Presidente da ABEAMA (Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente) além de profissionais de grandes empresas: Riberto José Barbanera, Presidente da Energisa Mato Grosso; Sergio J. Ceballos Mannozzi, LATAM General Manager da GPTech; Harry Schmelzer Neto, Gerente de Energia Solar Distribuída e Smart Grid WEG Equipamentos Elétricos S.A.; Luiz Galdino Neto, Diretor de Desenvolvimento da Norwind Energias Renováveis; Newton Ferrer, Superintendente de Parcerias CDC Bens e Serviços do Banco Santander; José Renato Colaferro, Diretor de Operações da Blue Sol; Miguel Bezerra, Field Service Director da Dresser Rand Guascor do Brasil; André Edelstein, Sócio da Advocacia Waltenberg, entre outros.

* Ecoenergy | Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia: 23 a 25 de maio, das 9h às 19h.

Biomass Day: Uma das grandes novidades desta edição é o Biomass Day, que acontece no dia 24 de maio, onde será discutido o potencial da combinação entre biomassa e outras fontes renováveis para geração de energia, como políticas públicas para alavancar a produção de energia elétrica a partir da biomassa, gestão eficaz de custos da geração de energia a partir de resíduos agrícolas, biogás e a economia gerada na conta de luz de propriedades rurais e os novos produtos derivados da biomassa.

*Biomass Day: 24 de maio, das 9h às 18h15.
As inscrições podem ser realizadas através do site da feira, no campo programação: http://enersolarbrasil.com.br/16/feira-congresso-ecoenergy/

Panorama EnerSolar + Brasil 2017
– plataforma de soluções voltadas para a indústria de Energia Solar, Eólica, Biomassa, GTDC
– novidades tecnológicas (apresentadas por 80 expositores nacionais/ internacionais)
– 40 palestrantes: mais de 20 temas sobre financiamento de projetos, questões regulatórias, avanço tecnológico, complementaridade com outras fontes de energia renováveis, superação de gargalos e capacitação de equipe

Serviço
6ª EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar
* Evento gratuito para profissionais do setor
Data: 23 a 25 de maio de 2017, das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
Transporte gratuito: Rua Nelson Fernandes, 450 – Acesso pelo Terminal Rodoviário Jabaquara
Ecoenergy | Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia: 23 a 25 de maio, das 9h às 19h.
Biomass Day: 24 de maio, das 9h às 18h15.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia