MME entrega 159 geradores para o interior do Amazonas

Geradores atenderão 1.6 milhão de habitantes, muitos pelo Luz para Todos

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga participou nesta quinta-feira da solenidade de entrega dos 159 grupos de geradores para 91 localidades de 56 municípios do Amazonas. Com investimento de R$160 milhões, os novos geradores garantirão energia contínua e sem interrupções para o interior do Estado. A ação inédita foi realizada no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), em Manaus (AM).

Com os novos os municípios atendidos Eletrobras Distribuição Amazonas, terão energia mais segura e contínua, permitindo realizar a manutenção de equipamentos sem interromper o fornecimento de energia. Também atenderão demanda reprimida, pois ampliarão em 33% a potência instalada no interior do Amazonas. Serão mais 124,8 MW de energia para o interior , que atualmente possui 380 MW instalados.

Durante a cerimônia Braga destacou os benefícios dos geradores para o Amazonas. “Esses geradores garantirão energia elétrica de qualidade, geração de emprego e renda, e desenvolvimento social”. O ministro destacou ainda alguns investimentos em andamento para o Estado. “Aproveito para relembrar que nesta semana a presidenta Dilma Rousseff assinou o Decreto nº 8.695 que autoriza o governo, a partir de 15 de abril de 2016, a leiloar a concessão para construção de algumas linhas que interligarão diversas comunidades de nove Estados da Amazônia Legal às demais regiões do país, por meio do Sistema Interligado Nacional . Esses são apenas alguns investimentos que o Ministério de Minas e Energia pretende fazer para o estado”, declarou.

Ao todo, os geradores atenderão 24.1 mil quilômetros em todas as calhas de rios do Amazonas e algumas estradas que os levarão para as localidades e sedes municipais. Considerando ida e volta, o percurso pode ser comparado a uma volta ao mundo. Os novos geradores serão instalados nas usinas termelétricas do interior em até 60 dias.

Luz para Todos

Eduardo Braga também participou na manhã desta quinta-feira da cerimônia de inauguração do programa Luz Para Todos em duas comunidades do município do Careiro Castanho, também no Amazonas. O programa investirá R$2 milhões para levar energia elétrica para 184 famílias das comunidades de Boa Vista, localizada no Rio Castanho, e para comunidade Tilheiros, localizada na Estrada do Sumaúma, no Rio Janauacál. Na mesma solenidade, o ministro acompanhou ainda a entrega de um grupo gerador de 1.000 MW, na Usina Termelétrica (UTE), do Careiro Castanho.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia