ARTIGO: 65 anos de orgulho para todos os mineiros

*Bernardo Alvarenga

Divulgação

Nesta semana, a Cemig completa 65 anos cheia de orgulho por ser uma empresa que concilia suas tradições com modernas práticas de mercado. Muito além de gerar, transmitir e distribuir energia, a Empresa busca desempenhar suas atividades de forma dinâmica e inovadora, para cumprir seu papel social e promover o bem-estar coletivo.

Idealizada na década de 1950 pelo então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, que redigiu de próprio punho um bilhete que deu início à Companhia, a Cemig teve e tem um papel estratégico como indutora do desenvolvimento do estado, levando energia elétrica para todas as regiões, o que proporcionou o surgimento dos parques industriais e o crescimento da nossa economia.

Hoje, a Empresa é um dos mais sólidos e importantes grupos do segmento de energia elétrica do Brasil, participando em mais de 200 empresas, além de consórcios e fundos de participação. Companhia de capital aberto controlada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a Cemig possui mais de 127 mil acionistas em 44 países. Suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo, Nova York e Madri.

Os programas executados pela Cemig sempre envolveram os mais diversos aspectos do meio ambiente, incluindo a educação ambiental, a proteção e reprodução assistida de peixes, os programas voltados para a arborização urbana, a proteção de reservas ambientais, dentre outros. Dessa forma, poucas empresas no mundo podem afirmar com tanta segurança que suas ações se pautam, de fato, pela sustentabilidade, como no caso da Cemig. Prova disso é o reconhecimento da empresa pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World) por 17 anos consecutivos, mantendo-se como a única empresa do setor elétrico da América Latina a integrar esse índice desde a sua criação, em 1999.

Outro papel importante da Cemig para a população é referente à Tarifa Social, onde mais de dois milhões de pessoas recebem o benefício e possuem desconto na conta de energia. Para manter ou obter direito à Tarifa Social, a família deve ter renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo e estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

 

A Cemig também é uma das maiores incentivadoras da cultura e do esporte de Minas Gerais.  Vale destacar quea Empresa foi uma das primeiras a utilizar e patrocinar entidades por meio da Lei de Incentivo ao Esporte no Brasil.

Para incentivar o uso eficiente da energia, a Cemig tem investido continuamente em eficiência energética. Desde 2008, cerca de R$ 430 milhões foram aplicados na implantação de projetos. Os programas são voltados para clientes de baixa renda, hospitais, asilos, prefeituras, iniciativa privada e para a área de educação. Entre outras ações, destaque à substituição de chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar e à substituição de lâmpadas de alto consumo por outras mais eficientes.

Reforçando seu compromisso com Minas, a Cemig está investindo R$ 800 milhões no Programa Eletrificação Rural, que tem o objetivo de levar eletricidade para toda a zona rural da área de concessão da Empresa. Mais de 27 mil  propriedades já foram atendidas e, até 2018, serão 50 mil, beneficiando mais de 200 mil mineiros.

Por esses e outros motivos, a Cemig sempre foi e continua sendo um dos maiores orgulhos do povo mineiro. A Empresa chega aos 65 anos com energia renovada para continuar participando do desenvolvimento e crescimento do nosso estado e de toda a população.

*Bernardo Alvarenga é diretor-presidente da Cemig

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia