CMSE: Térmicas estão despachando fora da ordem de mérito

CMSE mantém-se acompanhando permanentemente o comportamento do Sistema Elétrico Brasileiro, principalmente no que se refere ao nível dos reservatórios

Térmicas e o despacho

 

O Ministério de Minas e Energia informa que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) reconheceu na última sexta-feira (03)  em reunião extraordinária o despacho de usinas térmicas fora da ordem de mérito, com Custo Variável Unitário – CVU de até R$ 702,50/MWh para a semana operativa de 4 de novembro a 10 de novembro de 2017. O despacho das usinas térmicas no novo patamar passou a vigorar a partir da meia noite do dia 03.

A decisão decorre do fato dos Custos Marginais de Operação – CMO para todos os subsistemas, para a referida semana, terem sofrido acentuada redução devido ao início do período chuvoso, sem que essa tendência de melhora nas afluências tenha se refletido em ganhos significativos nos níveis de energia armazenada dos reservatórios em todos os subsistemas brasileiros até o momento. O CMSE mantém-se acompanhando permanentemente o comportamento do Sistema Elétrico Brasileiro, principalmente no que se refere ao nível dos reservatórios, com reunião extraordinária marcada para a próxima quinta-feira, 9 de novembro.

Veja a Nota Técnica do CMSE

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), no uso de suas atribuições, em reunião extraordinária realizada hoje, 3 de novembro de 2017, decidiu pela manutenção do despacho das usinas térmicas com Custo Variável Unitário – CVU de até R$ 702,50/MWh para a semana operativa de 4 de novembro a 10 de novembro de 2017.

Tal decisão decorre do fato dos Custos Marginais de Operação – CMO para todos os subsistemas para a referida semana terem sofrido acentuada redução devido ao início do período chuvoso, sem que essa tendência de melhora nas afluências tenha se refletido em ganhos significativos nos níveis de energia armazenada dos reservatórios em todos os subsistemas brasileiros até o momento.

O CMSE mantém-se acompanhando permanentemente o comportamento do Sistema Elétrico Brasileiro, principalmente no que se refere ao nível dos reservatórios.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia