Museu da Energia de Salesópolis apresenta seus projetos socioambientais nas férias de julho

Público que visitar o Museu da Energia entre 18 e 30 de julho poderá conhecer os projetos “Horta Orgânica” e “Aprendendo a Reciclar”

Divulgação

No mês das férias escolares, o público que visitar a centenária Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis poderá conhecer alguns projetos socioambientais desenvolvidos pela equipe educativa do Museu da Energia. De 18 a 23 de julho, os monitores apresentarão o projeto “Aprendendo a Reciclar”, que explora a questão do lixo e da coleta seletiva para despertar a consciência ambiental entre os jovens. De 25 a 30 de julho, os visitantes poderão conhecer a iniciativa “Horta Orgânica”, atividade que propõe a produção de hortas para discutir alimentação saudável. Ambas as atividades são realizadas em parceria com a ARES – Associação dos Recicladores da Estância de Salesópolis.

Aprendendo a Reciclar

Realizado nas escolas públicas de Salesópolis, o projeto promove a realização de palestras, gincanas de arrecadamento de materiais recicláveis e trilhas ecológicas junto ao público escolar. Durante o período de 18 a 23 de julho, os visitantes poderão participar de uma ação educativa no Museu da Energia que abordará alguns temas apresentados nas escolas, tais como lixo, coleta seletiva e consumismo, e conferir alguns produtos confeccionados com materiais reciclados cedidos pela ARES.

Horta Orgânica

A atividade “Horta Orgânica”, que também tem sido realizada nas escolas da cidade, será reproduzida no Museu da Energia. Um pequeno canteiro será adaptado na área externa do Museu, e estruturado a partir de materiais recicláveis. Os visitantes poderão aprender, de 25 a 30 de julho, o passo a passo de como produzir sua própria horta, e ainda serão convidados a refletir sobre temas como a alimentação saudável, o consumo de produtos orgânicos e a importância da água para a produção dos alimentos.

Sobre a Fundação

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

As ações de 2017 da Fundação Energia e Saneamento (Rede Museu da Energia e Núcleo de Documentação e Pesquisa) têm o patrocínio, via Lei Rouanet/MinC, das empresas CESP e Sabesp.

Empresas responsáveis: Sabesp, Cesp e Emae

Serviço

Entre 18 a 30 de julho de 2017.
Estrada dos Freires, km 06, Freires – Salesópolis.
Funcionamento: terça a sexta, das 9 às 16 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas.
Informações: 11 4696 1332 / 99115 0020 ou salesopolis@museudaenergia.org.br
www.museudaenergia.org.br

Ingressos
Inteira: R$ 4,00
Meia-entrada: crianças até 7 anos e estudantes com carteirinha.
Entrada gratuita: professores, pessoas acima de 60 anos e moradores de Salesópolis mediante comprovação de residência.
Ingresso-família: pais com filhos até 7 anos pagam meia-entrada e os filhos têm entrada gratuita.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia