Museu da Energia de Salesópolis participa da 11ª Primavera dos Museus

De 19 a 24 de setembro, Museu da Energia integra ação Ibram, com oferecimento de programação especial que rememora passado da Usina de Salesópolis

Foto: Caio Matos

O Museu da Energia de Salesópolis participa, de 19 a 24 de setembro, da décima primeira edição da “Primavera dos Museus”, temporada de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que, em 2017, articulará mais de 900 instituições ao redor do tema “Museus e suas memórias”. O objetivo é levar as unidades museológicas nacionais a refletirem sobre as suas próprias recordações e trajetórias.

Como forma de integrar a programação, o Museu da Energia oferecerá uma brincadeira especial na casa de máquinas da centenária Usina de Salesópolis, intitulada “Museu e suas memórias”. Durante o período, os educadores apresentarão o roteiro de visitas que explica como funciona a geração de energia em uma hidrelétrica e, chegando à casa de força, o público terá à disposição itens que reproduzem os acessórios usados pelos operadores da Usina nos seus primeiros anos de funcionamento, na década de 1910. A ideia é que os visitantes possam tirar selfies ao lado do maquinário original da hidrelétrica, realizando uma viagem no tempo.

Usina de Salesópolis

Construída na Cachoeira dos Freires, maior queda d’água do Rio Tietê, entre 1911 e 1913, a Usina de Salesópolis constitui um dos marcos da história do desenvolvimento econômico da cidade. Em seu primeiro ano, a hidrelétrica gerava energia apenas para Mogi das Cruzes. No ano seguinte, passou a fornecer eletricidade para Salesópolis, Caçapava, Jambeiro e Santa Branca. Trazido de navio, todo o maquinário da usina foi importado da Alemanha e continua operável. No momento, a Pequena Central Hidrelétrica passa por obras para a retomada de geração de energia.
SERVIÇO
MUSEU DA ENERGIA DE SALESÓPOLIS NA 11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS (IBRAM)
Quando? 19 a 24 de setembro de 2017, todos os dias, das 10 às 15 horas.
Onde? Museu da Energia de Salesópolis (Estrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis – SP)
Informações: 11 4696 1332 / 99115 0020 ou salesopolis@museudaenergia.org.br
www.museudaenergia.org.br

INGRESSOS
Inteira: R$ 4,00
Meia-entrada: crianças até 7 anos e estudantes com carteirinha.
Entrada gratuita: professores, pessoas acima de 60 anos e moradores de Salesópolis (mediante comprovação de residência).
Ingresso-família: pais com filhos até 7 anos pagam meia-entrada e os filhos têm entrada gratuita.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia