Enel abre Centro de Inovação Tecnológica na Rússia

Em 2016, a Enel investiu cerca de € 60 milhões em 300 projetos de inovação

Grupo Enel

Hoje, no Fórum de Inovação Aberta em Skolkovo, perto de Moscou, a Enel lança o seu Centro de Inovação, na Rússia.  O Centro de Inovação da Enel na Rússia foi fundado dentro do ecossistema de tecnologia de Skolkovo e tem como objetivo identificar e desenvolver parcerias com start-ups, PMEs e outras empresas em uma ampla gama de projetos em diferentes áreas, como soluções de eficiência energética, redes inteligentes, renováveis, Internet de Coisas (IoT) e análise de big data.

“A inovação é um grande desafio para todas as empresas bem estabelecidas em indústrias que historicamente viveram um período com foco em tecnologias de legado. A abertura de um centro de inovação na Rússia, portanto, apresenta uma ótima oportunidade para a Enel, que trabalha duro para manter sua posição na liderança da evolução tecnológica em um país com um ecossistema forte e produtivo “, disse Francesco Starace, CEO da Enel. “O Skolkovo Technopark é um exemplo do esforço bem-sucedidos feitos das autoridades russas na promoção de um terreno fértil onde universidades, laboratórios, start-ups e corporações são encorajadas a trabalhar em conjunto para criar soluções que irão afetar nossa maneira de gerar, distribuir e usar energia”.

Ontem, Francesco Starace também participou da reunião anual do Conselho Consultivo de Investimento Estrangeiro (FIAC) presidida pelo primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, onde os CEOs das maiores empresas de investimentos estrangeiros e os principais representantes russos de negócios discutiram as medidas para melhorar ainda mais o ambiente de investimento do país.

Referente a isso, o CEO da Enel assinou um acordo com Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) com o objetivo de desenvolver projetos de mobilidade elétrica na Rússia.

A abertura do centro na Rússia está dentro da estratégia do Grupo para entrar nos ecossistemas de inovação mais ativos do mundo. O Centro de Inovação Skolkovo da Enel destina-se a rastrear e pesquisar as tecnologias mais interessantes da Rússia, principalmente relacionadas à energia e a TI, duas áreas-chave que start-ups russas são particularmente talentosas.

A Enel instala centros de inovação para encorajar e promover a cooperação com start-ups e obter acesso às tecnologias, soluções e modelos de negócios mais inovadores. A Enel atua como parceiro industrial, compartilhando seus conhecimentos e know-how e abrindo suas instalações e base de clientes para start-ups que podem fornecer soluções, melhorar a eficiência operacional, contribuindo para o crescimento industrial do Grupo.

A criação de centros de inovação em todo o mundo faz parte da abordagem de Inovação Aberta da Enel, que consiste em abrir-se para influências externas, trocando idéias com quem circula pelas últimas tendências tecnológicas para assim se manter à frente da concorrência em uma indústria de ritmo acelerado.

Além dos hubs, a Enel lidera atualmente mais de 80 projetos ao redor do mundo com start-ups internacionais focadas em renováveis, manutenção preventiva, automação residencial, serviços industriais IoT, telecomunicações, serviços de valor agregado de tecnologia para clientes comerciais e de varejo e muitas outras soluções para o setor de energia e suas necessidades rápidas de mudança.

Em 2016, a Enel investiu cerca de € 60 milhões em 300 projetos de inovação, atingindo 114 acordos com outras empresas líderes e estabelecendo 80 parcerias com start-ups.

A inovação, que é um dos pilares da abordagem Open Power da Enel, está ao lado da sustentabilidade no coração da cultura corporativa do Grupo, além de ser a filosofia mais ampla através da qual o Grupo se integrou totalmente no mundo das start-ups.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia