Força tarefa de FURNAS faz melhorias na LT 345 kV Barro Branco – Ouro Preto

Instalação de 91 para-raios na linha de transmissão contribui para reforçar o abastecimento de energia de Vitória (ES) e Norte Fluminense

Reforço de Furnas

Uma verdadeira força tarefa de cerca de 50 profissionais das mais variadas regiões do pais, instalou, entre 25/04 e 02/05, 91 pára-raios de óxido de zinco na Linha de Transmissão LT 345 kV Barro Branco- Ouro Preto, em estruturas localizadas nas cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais.

A ação foi decidida após estudos adicionais sobre a elevada incidência de descargas atmosféricas na região. O terreno rochoso, que acarreta altas resistências de aterramento, também contribui para afetar o desempenho da linha. Os técnicos identificaram que a LT apresentava um desempenho aquém do que se esperava, de acordo com o projeto, logo após sua energização. Nos anos de 2011 e 2012, FURNAS já havia instalado outros 44 pára-raios, na linha em questão, o que melhorou, parcialmente, o seu desempenho.

A iniciativa faz parte do Plano de Melhorias de FURNAS, assumido junto à ANEEL. A conclusão deste serviço antecipou em quatro meses o prazo estabelecido junto à agência, que é setembro de 2017. O investimento total dessa iniciativa é de cerca de R$ 2 milhões.

A LT Barro Branco – Ouro Preto é fruto do seccionamento da LT Vitória – Ouro Preto, e compreende 127 torres em um trecho de 59 km. As linhas resultantes daquele seccionamento, Barro Branco – Ouro Preto, Padre Fialho – Barro Branco e Vitória – Padre Fialho, contribuem com o abastecimento de Vitória (ES) e da região Norte Fluminense (RJ).

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia