FURNAS abre cursos de capacitação para engenheiros e técnicos do setor

Treinamentos anuais oferecem aperfeiçoamento para profissionais envolvidos na construção, operação e segurança de linhas de transmissão, subestações e hidrelétricas

Divulgação

FURNAS acaba de lançar cursos no mercado para formação e aperfeiçoamento de engenheiros e técnicos envolvidos na construção, operação, fiscalização e segurança de linhas de transmissão, subestações e usinas hidrelétricas. A companhia ampliou sua área de comercialização de serviços e agora passa a compartilhar com profissionais de outras empresas a expertise que adquiriu ao longo de 60 anos de história.

“De tanto ser procurada para viabilizar a participação de funcionários de outras companhias nos cursos e treinamentos voltados para sua força de trabalho, FURNAS resolveu abrir esse conhecimento para todo o setor elétrico. A formação visa atender a demanda de mercado, fornecendo os conhecimentos teóricos e práticos para o aperfeiçoamento de pessoal técnico”, destaca Márcio William Ferreira, da Gerência de Estudos, Tecnologia e Orçamentação de FURNAS.

Os primeiros cursos a serem comercializados são de Construção de Linhas de Transmissão, Construção de Subestações e Geração. As próximas turmas estão previstas para começar no dia 27 de setembro. As atividades são ministradas por especialistas de FURNAS na Subestação de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e destinadas para engenheiros e técnicos envolvidos no Gerenciamento e Fiscalização da Construção de Empreendimentos de Linhas de Transmissão e Subestações.

A carga horária total dos cursos é de 232 horas, onde cada módulo tem carga horária de 40 horas (cinco dias), exceto, o módulo “Noções de Projeto e Construção”, com 32 horas (quatro dias). Os cursos podem ser feitos completos ou em módulos separados para permitir maior flexibilidade no atendimento às necessidades dos treinandos Internos e Externos. Desta forma, é possível que um profissional faça somente uma parte, adequando o curso à sua disponibilidade ou interesse, com foco em um módulo específico.

A avaliação é feita por meio de exercícios de aprendizagem, testes e provas, durante as aulas teóricas e práticas. Para conquistar o certificado, o aluno deverá ter 60% de aproveitamento, o que corresponde à média 6,0 (seis).
Mais informações e inscrições pelo e-mail: solange@furnas.com.br

Receitas extras

A prestação de serviços especializados aos agentes do setor elétrico, por meio de cursos e consultorias, tem contribuído também para que FURNAS amplie suas receitas. Com a prestação de serviços, a empresa faturou desde 2011 cerca de R$ 110 milhões em contratos ainda vigentes, além de quase R$ 50 milhões com contratos já encerrados. Com a ampliação dos cursos, agora aberto também para profissionais de outras companhias, a expectativa é que essa receita seja ainda maior.

São serviços como consultoria técnica, de planejamento, estudos de inventário, de viabilidade técnica, de gerenciamento, de engenharia, de supervisão e de fiscalização de obras nas fases de planejamento, engenharia, implantação e exploração de empreendimentos de geração e transmissão de energia elétrica. FURNAS já prestou serviços para empresas públicas e privadas no Brasil e em países como Angola, Argentina, Botswana, Chile, China, Colômbia, Costa do Marfim, El Salvador, Moçambique, Namíbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia