Indra exporta tecnologia para energética no Quênia

Contrato consolida empresa como principal sócio tecnológico da rede elétrica naquele país

Multinacional e a energia

A Indra, uma das maiores empresas globais de tecnologia, assinou um novo contrato com a KPLC (Kenya Power&Lighting Company), companhia fornecedora de energia elétrica do Quênia, para implantar o InCMS, tecnologia de gestão voltada para companhias energéticas. O escopo prevê uma evolução no sistema existente na KPLC com tecnologias avançadas no que diz respeito à mobilidade, soluções de autosserviço em multicanais e informação ao cliente. Para atender essa demanda, a Indra fará a implementação de seu sistema InGRID WFM (Work Force Management), desenvolvido no Centro de Excelência em soluções energéticas da Indra, localizado em Campinas (SP).

A solução InCMS permite automatizar e otimizar todo o ciclo comercial de empresas de eletricidade, gás e água (leitura, faturamento, cobrança e gestão integral do cliente). Além disso, facilita a realização a gestão de contratação e solicitações por meio de canais virtuais, agilizando a tomada de decisões e estabelecendo melhorias na qualidade do serviço ao cliente, com novos canais e menor tempo de espera. O sistema InGRID WFM (Work Force Management) permite a gestão automatizada, via dispositivos móveis, de ordens para a instalação e mudança de medidores, cortes e reconexões por falta de pagamento e inspeções, entre outros serviços.

Os novos canais de atendimento ao cliente, como um aplicativo on-line de autosserviço, aplicativo para dispositivos móveis e quiosques interativos dentro dos escritórios centrais de KPLC fazem parte desta solução fornecida pela Indra. Por meio disso, os consumidores poderão consultar informações sobre seus contratos, saldos ou compras pré-pagas, solicitar novos fornecimentos e segundas vias de faturas e realizar reclamações.

Fornecedor estratégico

Este novo projeto reforça o posicionamento da Indra como a principal consultora de negócio e fornecedora de sistemas de informação para KPLC, com quem trabalha há 20 anos, e implantou os sistemas que administram atualmente as áreas corporativas, de geração, comercial e distribuição de energia. A KPLC é a empresa proprietária e operadora da maior parte do sistema de transmissão e distribuição de eletricidade no Quênia

A Indra também fechou há alguns meses outro importante contrato para implantar a InGRID.ECL (Energy Control & Losses), a solução desenvolvida pela multinacional de consultoria e tecnologia para o controle dos balanços e perdas de energia e água no setor utilities. O sistema permite o monitoramento sistemático dos fluxos de energia, identificando as perdas a partir de medidas de rede e consumos dos pontos de fornecimento. Analisa, além disso, o potencial de irregularidades no consumo dos pontos de fornecimento com contrato e por conexão direta, e caracteriza zonas e setores da rede por nível de perdas e sua evolução temporal. Outra importante entrada é o planejamento e acompanhamento do impacto das atuações de controle e redução de perdas de energia.

Mercado energético do Brasil

A Indra dedica-se há mais de 20 anos ao desenvolvimento de soluções para o setor energético. No Brasil, mais de 40 empresas adotaram suas tecnologias. A companhia mantém em Campinas um de seus nove Software Labs para tecnologias energéticas. A solução de vanguarda deste Centro de Excelância é o InGRID (Indra Smartgrids), que permite às companhias gerenciar de forma inteligente e eficaz a operação e manutenção de suas redes de distribuição. O iWFM é um dos módulos que compõe o inGRID.

As soluções para energia e utilities da Indra já foram implantadas em mais de 140 companhias de eletricidade, água, petróleo e gás de mais de 45 países. Atualmente, mais de 100 milhões de clientes no mundo são gerenciados pelos sistemas desenvolvidos pela companhia.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia