Ozires Silva elogia iniciativas do Programa Oeste em Desenvolvimento em prol da educação

O Ozires é uma fonte de inspiração para nós. Ele mostrou que é possível vencer, ultrapassar barreiras”, disse Vendruscolo

Divulgação

O ex-ministro de Infraestrutura e cofundador da Embraer, Ozires Silva, elogiou as iniciativas do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) em pesquisa e desenvolvimento, durante a palestra “Construindo capacidades em tecnologias e inovação”, nessa segunda-feira, no Show Rural Coopavel. O POD reúne mais de 60 instituições públicas e privadas, entre elas a Itaipu Binacional, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do Oeste do Paraná.

Ozires enfatizou que o investimento na educação é o caminho para gerar o progresso em qualquer parte – inclusive, é claro, na região Oeste. “A vontade é o que muda as coisas, mas precisa de um complemento: a educação. E esse Programa vem acreditando nesse lema”, disse o ex-ministro.

Para ele, o grande foco para o desenvolvimento é investir nas crianças. “Preparem-nas para serem líderes. Para serem ambiciosas e ousadas”, afirmou. “Não podemos mais nos contentar com o mercado brasileiro. Precisamos ser referência mundial. E essa mudança só será possível se houver investimento em inovação, tecnologia e capacitação.”

Curso

O tema da palestra foi ao encontro do lançamento do edital do curso “Promotores para Inovação e Desenvolvimento”, organizado pelo POD, que terá início em abril. A ideia é fornecer embasamento teórico para a elaboração de projetos e soluções tecnológicas que venham a ajudar no desenvolvimento da região Oeste do Paraná.

Ao final do curso, o Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social (ConectaDEL) e o Sistema Regional de Inovação do Oeste do Panará (SRI) destinarão até R$ 500 mil para cofinanciar projetos que incentivem a inovação nos 54 municípios da região.

Também foram assinados convênios com 24 entidades para cofinanciar os sete projetos aprovados na edição de 2017 do curso. Desde sua primeira edição, em 2015, o curso já capacitou mais de 400 pessoas e investiu R$ 1 milhão em projetos para desenvolver o território.

Participaram do lançamento e da palestra o assessor do Diretor de Coordenação da Itaipu, Antonio Nereu Procopiak; o presidente do POD, Danilo Vendruscolo; o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli; além de prefeitos de municípios da região, lideranças públicas e privadas, estudantes e produtores rurais. “O Ozires é uma fonte de inspiração para nós. Ele mostrou que é possível vencer, ultrapassar barreiras”, disse Vendruscolo.

Inovação na prática

Nesta terça-feira, às 10h, o bate-papo será com Marlene Kaiut, produtora de leite que virou referência nacional na atividade. Em cinco anos, a ex-dona de casa revolucionou o sítio de 46 hectares que administra em Carambeí, cidade distante 140 km de Curitiba. Com apenas duas ordenhas, ela consegue produzir 2,2 mil litros de leite por dia – muito acima da média dos pequenos produtores.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia