COPEL: UTE Araucária – Celebração de Contrato de Gás

Com isso, a UTE Araucária volta a ficar disponível ao Sistema Interligado Nacional - SIN e poderá ser despachada a critério do Operador Nacional do Sistema

Gás em expansão

A Companhia Paranaense de Energia – COPEL, empresa que gera, transmite, distribui e comercializa energia, comunicou que o Conselho de Administração autorizou a celebração de contrato de suprimento de combustível entre a Petrobras e a UEG Araucária – UEGA, para a Usina Termelétrica de Araucária. O contrato passa a vigorar até 31 de dezembro de 2018 e prevê o fornecimento de até 2.190.000 metros cúbicos de gás natural por dia, sem obrigatoriedade de retirada (take or pay).

A distribuição do gás será realizada pela Compagas (51% Copel), concessionária responsável por este serviço no estado do Paraná, conforme Decreto Estadual nº 7.835 de 22 de setembro de 2017.

Com isso, a UTE Araucária volta a ficar disponível ao Sistema Interligado Nacional – SIN e poderá ser despachada a critério do Operador Nacional do Sistema (ONS).

A UTE Araucária é uma das usinas mais eficientes do país. Com capacidade instalada de 484 MW, a usina opera com a utilização de ciclo combinado, na modalidade Merchant (sem contrato de disponibilidade). Entre 2007 e 2016, a usina foi despachada, em média, por mais de 5 meses ao ano, abastecendo as regiões Sul e Sudeste por meio do SIN.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia