Mais um dia com tempo seco e temperaturas elevadas para a época do ano

No sábado a propagação da frente fria causa maior nebulosidade, rajadas moderadas de vento e declínio das temperaturas ao longo do dia

Imagens de Satélite

Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a sexta-feira começou com céu aberto e termômetros oscilando em torno dos 15,6ºC na Cidade. De acordo com as estações meteorológicas do CGE, a menor temperatura foi de 9,5ºC, registrada na região de Capela do Socorro, na Zona Sul.

O tempo seco e ensolarado favorece a rápida elevação das temperaturas com máximas que podem superar os 29ºC. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, que podem atingir valores críticos, abaixo dos 30%, nas horas mais quentes. Por conta disso, recomenda-se evitar exercícios físicos ao ar livre e permanecer em locais protegidos do sol entre 11 e 15 horas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de consumir bastante líquidos. Estas condições também favorecem a formação e propagação de queimadas, além de dificultar a dispersão de poluentes, o que prejudica a qualidade do ar nos centros urbanos.

Tendência para os próximos dias:

A propagação de uma frente fria muda o tempo no fim de semana, favorecendo o retorno das chuvas ainda que de forma isolada. Este sistema eleva os índices de umidade, melhora a qualidade do ar e provoca queda das temperaturas.

No sábado (16) a propagação da frente fria causa maior nebulosidade, rajadas moderadas de vento e declínio das temperaturas ao longo do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 13ºC e máximas de 24ºC. As chuvas devem se concentrar entre a tarde e a noite, com intensidade entre fraca e moderada.

O domingo (17) ainda deve começar com maior cobertura de nuvens que diminui no decorrer do período, favorecendo o retorno do sol ainda que entre nuvens. A chegada de uma massa de ar polar causa acentuado declínio das temperaturas ao longo do dia, com mínimas oscilando em torno dos 9ºC e máximas que devem permanecer abaixo dos 20ºC.

0 acharam esta informação útil

0 não acharam esta informação útil

Assuntos desta notícia